Extensão e Universidade Popular

Maiores informações: https://www.facebook.com/events/1592857154294755/

IV ENCONTRO POR UMA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA

  • O que: IV Encontro por uma Educação LIbertária
  • Onde: Camping Bolicho Valandro, Mascarada - Rolante/RS
  •  Quando: 01, 02 e 03 de maio de 2015.

    • O evento propõe a realização de atividades voltadas ao pensar crítico em relação a educação atual, buscando desenvolver novas formas de fazer escola, esta reflexão acontece através de debates, bate papos, oficinas, apresentações teatrais, música, exposição de trabalhos, comércio alternativo, entre outros.

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Maiores informações https://www.facebook.com/events/372733702925668/

MOSTRA LIVRE DE FILMES EM CIÊNCIAS 

O que: Mostra Livre de filmes em Ciências Sociais
Quando:Dia 28 de Maio/15
Que horas:Das 14hs às 18hs


  • Texto publicado por PET Ciêncais Sociais em 25/04/2015


    A imagem surge de forma mais ilustrativa nas Ciências Sociais, com o uso da fotografia na Antropologia como estratégia de convencimento do “estar lá” de antropólogos e antropólogas. Depois foi a vez de sociólogos e sociólogas também empenharem-se na discussão sobre a imagem. Hoje se sabe que a imagem contribui muito para a interpretação do cientista social, adquirindo um estatuto que vai além da mera ilustração. De lá pra cá, a imagem proporcionou às Ciências Sociais questionar-se de diversas formas, seja em termos de método, ou de considerações éticas, mas sobretudo questionar-se epistemologicamente. Neste sentido, é o momento das Ciências Sociais repensarem as bases constitutivas do seu saber e do seu fazer, com o desafio de incorporar, de forma definitiva, a possibilidade da construção de matrizes discursivas visuais como forma de produção de seu conhecimento.
    A Mostra Livre de Filmes em Ciências Sociais se constitui como uma ação objetiva acerca das reflexões sobre a imagem nas Ciências Sociais, de modo a proporcionar uma discussão sobre o próprio modus operandi acadêmico. Pois foi estabelecido como critério geral para seleção do material, que integrará a programação da mostra, o das produções audiovisuais situadas em contextos de pesquisa no âmbito das Ciências Sociais e realizadas por estudantes da graduação. O fato de se restringir a inscrição aos estudantes da graduação tem como efeito a divulgação da produção realizada por estes, muitas vezes de maneira autônoma e independente, de modo a estimular o uso da linguagem audiovisual e valorizar o seu debate no nível da graduação, por entendermos que a graduação é o alicerce para a (re)construção do campo de conhecimento.
    A mostra consistirá em uma sessão de exibição dos trabalhos selecionados. Na ocasião da exibição do trabalho, será concedido ao seu realizador, se assim desejar, um tempo para breve fala. Por fim, ao término de toda a sessão, será aberto entre os presentes um espaço de discussão dos trabalhos exibidos e das questões levantadas por seus realizadores. Sendo assim, é com satisfação que convidamos todos a estarem presentes e se sentir a vontade para dialogar sobre a imagem nas Ciências Sociais.
    A Mostra Livre de Filmes em Ciências Sociais se constitui como uma ação objetiva acerca das reflexões sobre a imagem nas Ciências Sociais, de modo a proporcionar uma discussão sobre o próprio modus operandi acadêmico. Pois foi estabelecido como critério geral para seleção do material, que integrará a programação da mostra, o das produções audiovisuais situadas em contextos de pesquisa no âmbito das Ciências Sociais e realizadas por estudantes da graduação. O fato de se restringir a inscrição aos estudantes da graduação tem como efeito a divulgação da produção realizada por estes, muitas vezes de maneira autônoma e independente, de modo a estimular o uso da linguagem audiovisual e valorizar o seu debate no nível da graduação, por entendermos que a graduação é o alicerce para a (re)construção do campo de conhecimento.A mostra consistirá em uma sessão de exibição dos trabalhos selecionados. Na ocasião da exibição do trabalho, será concedido ao seu realizador, se assim desejar, um tempo para breve fala. Por fim, ao término de toda a sessão, será aberto entre os presentes um espaço de discussão dos trabalhos exibidos e das questões levantadas por seus realizadores. Sendo assim, é com satisfação que convidamos todos a estarem presentes e se sentir a vontade para dialogar sobre a imagem nas Ciências Sociais.

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Sobre a Metodologia Popular - Princípios do Trabalho Popular:


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Carta dos Estudantes do IFCH ao Conselho de Unidade 

Os estudantes dos cursos de graduação do IFCH (Ciências Sociais, Filosofia, História e
Políticas Públicas), conforme deliberado em Assembléia Geral ocorrida no dia 27 de abril, vêm por
meio desta carta solicitar que sejam atendidas as reivindicações que seguem.
No que compete à Direção deste Instituto, solicitamos a atenção devida às demandas que
dizem respeito, sobretudo, a questão da paridade e representatividade em todas as instâncias
deliberativas da unidade e acerca dos espaços estudantis. E, quanto as pautas relativas
diretamente a Reitoria e a Superintendência de Infra-Estrutura requeremos um posicionamento
firme e apoio oficial da direção do IFCH, bem como adesão do corpo docente e funcionários na
defesa das pautas relativas à questão da nova biblioteca, problemas estruturais das dependências
do Instituto e aumento do valor das bolsas.
Cabe lembrar que grande parte destas reivindicações vem compondo a luta dos
estudantes a mais de um ano e que um manifesto (em anexo) retirado em assembléia no dia 28
de setembro de 2010, já havia sido entregue, assinado por esta mesma Direção e encaminhado
as estâncias responsáveis, sem que, no entanto, os pontos de reivindicações mais significativos
fossem atendidos. Compreendemos que muitos dos interesses nossos são comuns com as
demais forças que compõem este conselho, e por isso cobramos a postura que acreditamos ser
de todas as pessoas da comunidade acadêmica que são comprometidas com esta Universidade e
com a necessidade de garantirmos uma ampliação com qualidade, à revelia do que vem
ocorrendo.

Enumeramos agora os pontos:

1. Tendo em vista que a construção de uma nova biblioteca e a manutenção efetiva da parte
física das unidades não são meramente uma barganha dos Diretores com a Reitoria, mas
sim, um interesse comum de todos e, sobretudo, um direito nosso e um dever da
administração central da Universidade, pedimos um posicionamento firme em apoio a
nossa luta que será agora levada diretamente às instâncias responsáveis e que, uma vez
tendo esgotado completamente as vias burocráticas, sede agora lugar às ferramentas
legítimas e históricas das quais os estudantes sempre tiveram de acionar para conquistar
suas demandas;

2. Solicitamos ao Conselho de Unidade o compromisso com a conquista de novos espaços
estudantis destinados aos Centros Acadêmicos bem como a manutenção dos já
existentes. Para este fim, propomos que a antiga sala da telefonia seja destinada à
licitação de um novo centro de cópias ou realocação do centro de cópias do
“Stephannini”, e que o atual espaço do mesmo, ao fim de sua licitação (que se encerra
este ano) seja cedido aos estudantes no intuito de se criar um espaço mais adequado
para o Centro de Estudantes de História, que por sua vez cederá seu espaço atual para o
Centro Acadêmico de Políticas Públicas. Esta proposta visa que todos os Centros 2

Acadêmicos do IFCH tenham espaços físicos garantidos, ainda que pequenos, até a
futura realocação nos espaços adequados;

3. Que a proposta de implementação da paridade nos conselhos deliberativos do Instituto
seja levada a cabo neste ano de 2011. Para isto, propomos que se forme uma comissão
– já paritária – que estabeleça as normas da consulta à comunidade do IFCH para a
eleição da Diretoria do Instituto em 2012; e a paridade de forma permanente nos
conselhos representativos da Unidade, se necessário, propondo emendas à proposta de
regimento do Instituto;

4. Solicitamos por fim, uma posição favorável e formal da Direção do Instituto quanto ao
aumento do piso da remuneração dos Bolsistas na UFRGS para R$450,00, aprovada em
CEB (Conselho de Entidades de Base) pelos estudantes e já manifestada publicamente
no CONSUN e outros conselhos representativos.


Cientes das responsabilidades, e crentes que há concordância entre a comunidade do
IFCH frente às reivindicações, agradecemos à atenção e pedimos ratificação dos pontos desta
carta.


Porto Alegre, 27 de abril de 2011.

II Assembléia Geral dos Estudantes do IFCH


– ANEXO –

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DO IFCH

Os estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História e Políticas Públicas vêm
por meio deste manifestar suas insatisfações em comum com relação à estrutura do Instituto de
Filosofia e Ciências Humanas. A situação de precariedade se agravou, principalmente, a partir da
adesão do IFCH ao REUNI, cuja conseqüência foi a expansão das vagas da Universidade, que se
refletiu em nosso Instituto com a criação dos cursos de Políticas Públicas, Filosofia/Noturno e o
aumento de vagas no curso de História, contudo, sem ao mesmo tempo ocorrer os investimentos na
estrutura física, assistência estudantil e, inclusive, na contratação de professores – tudo não ocorreu
no ritmo propagandeado. Cabe ressaltar que não somos contra a expansão das vagas nas
Universidades Públicas, mas estas devem ser acompanhadas por condições adequadas que atendam
suas demandas.
Não são poucas as disciplinas em que os alunos disputam um lugar para sentar durante a
aula, pois existem cadeiras com mais de 60 alunos matriculados, sem abertura de novas turmas. Há
o problema da insuficiência do número de livros e do espaço físico de nossa biblioteca, que já não
comporta o número de alunos do Instituto e das outras unidades. Os horários de funcionamento do
laboratório de informática e da biblioteca não contemplam satisfatoriamente aos alunos dos cursos
noturnos. Convivemos com o impasse do xerox da Clê, principal do Instituto, que nos traz a
possibilidade de ficar sem a manutenção de serviços a baixo preço e com estrutura adequada a todos
os estudantes.
Nos dias de chuva, a falta de cobertura nos corredores há tempos atrapalha a circulação de
todos; papel-higiênico falta com freqüência nos banheiros, e os telefones públicos desapareceram.
Além disso, os estudantes têm que conviver com a iluminação precária e a falta de segurança nas
dependências do Campus do Vale – a violação dos espaços estudantis infelizmente têm se tornado
comum – porém, no momento em que vamos confraternizar com nossos colegas, vemos a segurança
muito presente impedindo a socialização dos estudantes.
Hoje os já escassos espaços estudantis do IFCH estão sendo ameaçados, ferindo a autonomia
e o direito de organização dos estudantes. O CHIST e o CADAFI enfrentam estes problemas,
enquanto o CECS e o CAPP ainda lutam pelos seus espaços. Quando vamos ao CONSUNI
apresentar nossas demandas somos desrespeitados e obrigados a conviver com a falta de
democracia na exposição e na deliberação das decisões, mesmo sendo numericamente mais
expressivos, sendo que o curso de Políticas Públicas sequer possui representação discente.
Todas essas demandas de alguma forma vêm sendo discutidas com a direção do Instituto há
muito tempo, contudo, não foi tomada nenhuma providência eficiente.

Apresentamos nossa pauta de reivindicações:

•DEFESA DA AUTONOMIA ESTUDANTIL COM DIREITO À ORGANIZAÇÃO E A
ESPAÇOS AOS ESTUDANTES!
•PARIDADE NOS CONSELHOS!
•CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES PARA ABERTURA DE NOVAS TURMAS!
•POR MELHORES CONDIÇÕES ESTRUTURAIS NO IFCH!
•CHEGA DE PROMESSAS, NOVA BIBLIOTECA JÁ!
•GARANTIA DE XEROX BARATO AOS ESTUDANTES!

Porto Alegre, 28 de setembro de 2010.

* * *
Assembléia Geral dos Estudantes do IFCH
CADAFI – CAPP – CECS – CHIST
CAEG – CEBIOM – CEUE – DACOM – DAECA – DAEFi – DAFE – DAGE – DAQ – DCE/UFCSPA4

REIVINDICAÇÕES DOS ESTUDANTES DO IFCH

-DEFESA DOS ESPAÇOS AOS ESTUDANTES COM DIREITO À ORGANIZAÇÃO E À
AUTONOMIA ESTUDANTIL
• Manutenção de espaços provisórios adequados aos Centros de Estudantes enquanto os
espaços definitivos não estejam à disposição;
• Exposição do projeto de realocação dos espaços estudantis com a garantia de que tenham
proporções e estruturas adequadas para as atividades e demandas dos quatro centros acadêmicos;
• Reivindicamos que seja cumprido o Of. 047/2010, de 14 de maio, expedido pela Diretoria
onde, sob aviso prévio, é permitido fazer “manifestações culturais e confraternizações” no IFCH;
• Garantia de segurança para os espaços estudantis;

-PARIDADE NO IFCH
 • Paridade em todas as instâncias deliberativas do IFCH;
• Representação discente para o novo curso de Políticas Públicas;

-CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS E DE PROFESSORES PARA
ABERTURA DE NOVAS TURMAS

-POR MELHORES CONDIÇÕES ESTRUTURAIS NO IFCH
• Papel higiênico, telefones públicos, cobertura dos corredores, iluminação;
• Acesso à água potável (maior quantidade de bebedouros);
• Limpeza e/ou reposição dos quadros brancos;
• Posse imediata da sala 211 do prédio C2 (2º andar do prédio da BSCSH) para o PET das
Ciências Sociais;
 • Nova sala multimeios equipada para suprir a demanda dos estudantes;
 • Viabilização de um prédio próprio de aulas para o IFCH;
 • Espaço e estrutura adequada aos núcleos e laboratórios de pesquisa;

-BIBLIOTECA E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DO IFCH
• Exposição do projeto e cronograma de execução da nova biblioteca;
• Aumento do acervo da BSCSH;
• Garantia de que o horário de atendimento da biblioteca e do laboratório de informática
contemple os alunos dos cursos noturnos;

-GARANTIA DE XEROX ACESSÍVEL AOS ESTUDANTES
 • Nova licitação para a manutenção de no mínimo dois xerox concorrentes para os alunos
(que atendam a demanda do Instituto sem aumento dos custos);
 • Revisão da licitação do xerox do Stephanini.

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