sábado, 24 de novembro de 2012

Coletivizando o CECS



As eleições se iniciam, e mais que uma "corrida eleitoral", queremos propor uma reflexão sobre para que serve e o que queremos com o nosso Centro Acadêmico.

Esse blog trás as postagens da Chapa 3 de 2011, a Ação Coletiva,  mantemos o espaço por que existe uma continuidade, o nome mudou por que alguns pontos mudaram. O grupo se modificou, por que ampliou, houve uma junção com a antiga Chapa 2 de 2011 o Muda CECS, mais outros colegas que não haviam participado do processo do ano passado. Não vemos nessa união um problema, ela também não ocorreu de qualquer forma, na verdade, houve um maior consenso sobre o que queremos para o Centro Acadêmico, desmistificamos a Autogestão  e afinamos nossos princípios enquanto grupo: Diversidade, Diálogo, Respeito, Participação, Coletividade

Somos um grupo heterogêneo, são diferentes barras juntas, pessoas envolvidas em diferentes espaços e atuações, o que achamos extremamente positivo para construir uma (auto)gestão aberta, que seja convidativa aos estudantes, que promova espaço para que os estudantes se organizem por seus interesses e seja um espaço multiplicador e articulador em nosso curso. 

Nossa diversidade não é um problema, em um curso tão grande e que envolve uma pluralidade de estudantes, acreditamos que é apenas dessa maneira que podemos construir um Centro Acadêmico de múltiplas visões. 

Lançamos o desafio de conviver com as diferenças políticas, por que a questão da Diversidade também incluiu isso, como podemos desenvolver esse ambiente que junte todos os interessados no Movimento Estudantil de Ciências Sociais E colocando a coletividade do curso e do movimento em primeiro lugar?

Nosso programa de chapa buscará desenvolver 4 eixos básicos para atuação do Centro Acadêmico, com objetivo de traçar os objetivos de ação do grupo e caminhos da participação dos estudantes, junto os princípios estabelecidos, forma-se nossa perspectiva de organização para nossa (auto) gestão.

1) Autogestão e Organização
2) Formação em Movimento
3) Espaço e Integração
4) Ciências Sociais construindo a Universidade Popular

Os 4 eixos buscam relacionar diferentes demandas no curso: as acadêmicas, as políticas e as culturais. São eixos que se relacionam e mostram nossa visão coletiva sobre os pontos fundamentais para a atuação do Centro Acadêmico, ao longo da campanha cada um será melhor explicado junto com as propostas que se inserem em cada.

Fazer CECS Coletivo! O que te movimenta?



Nenhum comentário:

Postar um comentário