segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Eixo 4 - Ciências Sociais construindo a Universidade Popular


  • Apoio ao PVA - Pré Vestibular Autogestionário e coletivos de Educação Popular como espaço prático para licenciatura, experimentação na educação e desmistificação entre a vida dos/as estudantes e o ingresso na UFRGS. Espaço para problematização sobre o fim do vestibular, transição da “escola” para o ensino superior e espaço de estudos sobre educação popular e modelos pedagógicos.
  • Apoio a Coopeufrgs e associações/organizações autônomas de estudantes: Prática de trabalho cooperado, laboratório de economia solidária e cooperativismo. Relação com NEA - Núcleo de Economia Alternativa e grupos de Economia Solidária da UFRGS e sociedade.
  •  Construção e participação da Feira de Trocas e Dia Sem Antônio - toda 2ª quarta feira do mês. Relação da Ecosol integrada ao espaço do Cecs. Incentivo a Cooperativas de Consumo Alternativo.
  • Relação com PET Sociais
  • Construção Congresso de Estudantes de Ciências Sociais: indicativo final de março - início de abril - espaço para construção coletiva de programa, agenda organizativa, projetos para o curso, cultura de participação, organização, possibilitando o fim da coordenação. 
  •  Pauta ANECS / MECS / MACS
  • Assistência Estudantil: permanência e autonomia estudantes:

- Luta Transporte Público;
- Creches;
- Xerox: construir proposta para auxílio aos estudantes e (re)aproveitamento de material. Apoio a Feira de Trocas de Xerox, computador com textos digitalizados.
- Lanches Solidários
- Relação com demandas de assistência estudantil do IFCH: ampliação de horário de biblioteca, RU, cota de xerox …

●  Estudantes e Funcionários terceirizados (trabalhadores): construção de projeto quinzenal/mensal para integração/formação aos funcionários terceirizados da UFRGS:
- Luta contra precarização do trabalho e debate sobre terceirização do espaço público;
- Rotatividade;
- Relação com professores; empoderamento dos trabalhadores através de processos formativos, queremos que quem participa da autogestão da universidade troque seus serviços por acesso ao conhecimento e que não seja somente uma prestação de serviços.
● Relação com moradores da Villa e Movimentos sociais de luta por moradia urbana - MNLM
● Transdiciplinariedade: Relação e construção de atividades: seminários, aulas públicas e pautas com outros cursos e centros acadêmicos.
● Relação com comunidades: mapeamento de comunidades envolvidas em projetos de extensão; associação luta urbana e rural; estágio de vivências; saídas de campos. Problematização: Quais são os espaços de estudos práticos da ciências sociais?
● Relação Movimentos Sociais: Observatório dos Movimentos Sociais e integração permanente das demandas dos movimentos e estudos direcionados aos grupos.
● Espaço para organização de seminários e integração América Latina: convite a coletivos que debatem a Universidade Popular, organizações de resistência, para permanente troca e atualização: movimento estudantes Chile, zapatistas, UPMS - Universidade Popular Movimentos Sociais, etc. (vamos sonhar alto! pq não?)
● Diversidade: Grupos de estudos e diálogos com coletivos para debates em todas as esferas do curso (inclusive currículo) e da universidade;
● Relação com todos os cursos e demandas do IFCH.
● Espaço Saber Popular: atividades quinzenais com dia pré determinado aonde receberemos convidados para troca de saberes: os mais variados possíveis. Ex.:parteiras, medicina natural, comunidades tradicionais, culinárias típicas, rituais, festas, contadores de histórias, etc …


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