As propostas do Eixo de Organização e Autogestão foram organizadas a partir do objetivo de gerar mais espaços de participação, diálogo, horizontalidade e articulação nas ações do centro acadêmico.
É necessário fortalecer a relação dos estudantes do curso com o Centro Acadêmico da mesma forma que a gestão precisa se fazer presente e compromissada com os movimentos do curso e os quais se envolve. É fundamental consolidar diferentes tipos de espaços para abarcar a diversidade de interesses e disponibilidades que existem no curso, por isso, achamos necessário haver diferentes níveis de envolvimento na política estudantil do curso.
- Representante Discente (RD) de Turma: pessoa responsável, durante um semestre, por ser o canal de comunicação entre o grupo que compartilha uma disciplina e o CECS. Esse RD é ligado a gestão e deve possibilitar maior retorno do CECS aos estudantes, bem como facilitar o acesso desses a gestão. Cada semestre será escolhido um RD de Turma nas cadeiras obrigatórias com a presença da gestão. O RD de Turma não pode tomar posições pela turma, apenas repassar as questões que estão mobilizando o grupo.
- Grupo de Trabalho e Discussão (GTD): fortalecer a formação de grupos de trabalho e discussão, garantidos em estatuto, com o objetivo de vincular os estudantes a uma determinada temática de trabalho.
- Gestão do CECS: funcionar como articuladora e multiplicadora de ações dentro do curso, assegurar a organicidade do movimento estudantil de ciências sociais.
Da mesma forma, além de garantir espaços e participação, é necessário estimular espaços de diálogo e deliberação além da gestão, se desejamos fazer uma gestão plural e aberta:
- Passagens em salas regulares: comunicação com os estudantes
- Apresentação do CECS aos estudantes no início do ano: comunicação com os estudantes
- Reuniões semanais/quinzenais abertas: questões operacionais do curso
- Reuniões com RDs: socialização de informação e apoio aos RDs
- Assembleia de Estudantes: consultivo e deliberativo
- Congresso de Estudantes: estratégico, discutir com o curso os rumos do MECS
E de maneira complementar as propostas anteriores, o Eixo de Organização e Autogestão também considera relevante para abertura, transparência e organização do C.A.:
- Mural/quadro de avisos/calendários no espaço físico
- Jornal com textos enviados por estudantes
- Orçamento Participativo no cursos: consulta das demandas e destino do dinheiro do C.A.
- Revisão do estatuto - dar abertura a diferentes formas de organização do centro acadêmico
- Rotatividade das funções (ex: semestralidade em determinada atividade)
- Solicitação de um bolsista para o CECS
Todas essas propostas buscam fortalecer a participação e o envolvimento dos estudantes no movimento estudantil de Ciências Sociais, retomando a necessidade de se pensar o curso de maneira coletiva, representativa (no sentido de realmente representar os interesses dos discentes, não apenas do grupo da gestão) e democrática.
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