domingo, 9 de outubro de 2011

CECS e Autogestão


Você sabe como funciona a organização estrutural do CECS?

Atualmente o Centro de Estudantes das Ciências Sociais é formado, conforme seu estatuto, por 3 cargos de coordenadores, 2 tesoureiros, 3 secretários gerais e mais 2 alunos suplentes. Essa forma de estruturação hierárquica (“o Comitê Executivo”) supõe que 10 pessoas sejam “responsáveis” a abranger todas as demandas (semana acadêmica, debates, acompanhamento dos encontros estudantis, festas, etc) do nosso curso, que conta com cerca de 900 graduandos.
Como 10 pessoas conseguem responder as expectativas de 900 discentes? Porque o Centro Acadêmico envolve apenas uma minúscula parcela do curso?
Esse modelo organizacional de gestão é “fechado”, ou seja, as informações não circulam e a participação deve se enquadrar na “linha” do Comitê Executivo, sendo, mesmo assim, pouco incentivada e proposta. Também é um formato vertical, pois concentra a responsabilidade em poucos estudantes. Além de não ser atrativo à participação dos demais alunos do curso, já que muitas das “bandeiras de luta” são relativamente fixas e não conseguem manter um ritmo necessário para responder a variedade de anseios e ações que uma graduação como a Ciências Sociais requer.

Por que AUTOGESTÃO?

Nossa proposta autogestionária parte da idéia de que tanto as decisões, as responsabilidades, assim como a organização do coletivo devem ser desenvolvidas por um maior número possível de estudantes, para só assim diferentes demandas podem ser elaboradas, envolvendo diferentes grupos. Para abarcar essa diversidade e incentivar a participação, queremos fortalecer os Grupos de Trabalho e Discussão (GTDs) nos quais serão formados pelos alunos interessados em se organizar numa frente de atuação. Porém, descentralizar e se articular em rede, gera trabalho e necessita ser operacionalizada para funcionar, por isso é essencial que cada GTD tenha pessoas referências para fazer circular as informações com os outros GTDs e estudantes do curso, da mesma forma que as tarefas e atividades serão postas em prática pela responsabilidade e comprometimento dos participantes, e supervisão de todos os estudantes.
O CECS tem que ser um ponto de referência onde os alunos(as) se encontrem e troquem experiências, deve ser um CATALISADOR DE INFORMAÇÕES que possa auxiliar o(a) graduando(a) na sua formação acadêmica, profissional e política.
Acreditamos ser essa a forma para combater a formação de “lideranças”, a concentração de poder, a hierarquização das funções, a centralização das decisões, assim como o descrédito do aluno ocorrido pela separação entre os “cargos” decisórios e os de execução. Todos somos responsáveis, não deixem que decidam por você.

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