segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Profissão e Currículo: O que eu faço com o meu curso?


O curso de Ciências Sociais pode se tornar um problema se não quisermos ser professores\as ou pesquisadores\as, já que nossa formação é bastante direcionada a esses dois destinos profissionais.

Por isso, achamos fundamental que pensemos nossa formação acadêmica e profissional, de maneira que auxilie os colegas a se orientar no curso, aproveitando-o da melhor maneira a seus objetivos.

Assim queremos formar com auxilio de todos uma rede de vagas de estágio para CS, ou seja, mapear quais são os locais que estão aceitando estudantes de Ciências Sociais e para quais funções. E isso se faz por pesquisa e indicação de lugares de colegas que sabem que trabalham estudantes de CS e cientistas sociais formados. Disponibilizar informações de vagas de estágio, não é uma mera central de estágio, e sim a partir disso refletir sobre nossa categoria profissional e a formação que recebemos para atuar nesses espaços.

Em conjunto, achamos essencial valorizar a produção da graduação e um maior conhecimento dos grupos de pesquisa e bolsas disponíveis. Portanto, conversas e apresentações dos colegas sobre seus trabalhos e linhas de pesquisa são importantes para exemplificar as possibilidades que o curso oferece além de ajudar o estudante a pensar por qual caminho seguir.

Com esse post terminamos a sequencia de explicações sobre algumas propostas de cada eixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário