sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Todos os CS do nosso movimento

Queremos estar em todos os espaços e instâncias do Movimento de Ciências Sociais, eles auxiliam a troca de informações e fortalecimento de um movimento comum em torno de eixos compartilhados (pautas e demandas), tornando a efetividade das ações mais consistente e/ou viável.
Por isso, segue a sistematização das siglas que representam esses espaços, elaborada pelo GTD de Fomento ao Conhecimento de 2010 (atual GTD sobre Relações de Poder) para o melhor entendimento de todos:
ERECS: Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais
Em sua XXIII edição em 2011, os ERECS são espaços que oferecem aos estudantes de Ciências Sociais das diferentes regiões do Brasil a oportunidade de se inteirar e discutir temas de relevância para sua formação cidadã e profissional, além da troca experiências e conhecimentos, sobre suas realidades, proporcionando de maneira crítica, o aprendizado e a conscientização do papel dos estudantes na percepção, leitura e atuação no seu contexto. Possuiu caráter deliberativo e é um importante espaço para a organização da regional.

ENECS: Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais
Em sua XXVI edição em 2011, os ENECS são espaços anuais de trocas entre os estudantes de Ciências Sociais do país. Neles são debatidos a conjuntura nacional, a situação das diferentes escolas, as demandas e bandeiras presentes nas diferentes universidades, bem como as questões de relevância acadêmicas e práticas da formação do cientista social. Possuiu caráter deliberativo e um importante momento na organização do movimento estudantil de Ciências Sociais.

CONECS: Conselho Nacional de Entidades de Base de Ciências Sociais (Centros e Diretórios Acadêmicos)
Criado a partir do ENECS de 2008, ocorre cerca de 6 meses antes do ENECS. A tem como intenção maior além de dar mais acúmulo ao ME sob a forma de dar diretrizes mais políticas ao encontro, tem como objetivo organizar a metodologia do proximo ENECS. Não tem caráter deliberativo, só consultivo/encaminhativo; o que significa que ali não se tiram decisões.

CORECS: Conselho Regional de Entidades de Base de Ciências Sociais (Centros e Diretórios Acadêmicos)
Tem o mesmo objetivo que o CONECS, mas em nivel regional. Porem, a região sul nunca teve um encontro de entidades de base.

CRECS: Coordenaçao regional dos Estudantes de Ciências Sociais
Atualmente só existe no Nordeste. Foi criada em 2009, com a função de articular as lutas das escolas do NE e dar maior organicidade e concretude entre as escolas. A composição da CRECS é feita por Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Coletivos organizados do curso. A CRECS possui 5 comissões (Política, Finaceira, Acadêmica, Co- municação e Cultura) e uma secretaria.

ANECS: Articulação Nacional de Estudantes de Ciências Sociais
No XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ENECS) em Belo Horizonte 2011, é criada a Articulação Nacional dos Estudantes de Ciências Sociais (ANECS). Organização de caráter provisório e com intuito de maior organicidade ao Movimento Estudantil de Ciências Sociais (MECS), durante ano que antecederá o ENECS de 2012, organizar-se por regionais. No ENECS em BH, os estudantes de Ciências Sociais de todo o Brasil anunciavam - As Ciências Sociais voltarão a ser perigosas: Agora estamos Organizados.

MACS: Movimento de Área de Ciências Sociais (regional do Sul)
É a estruturação da comunicação e troca de informações, o desenvolvimento de discussões e a elaboradas e ações conjuntas a nível regional das escolas de Ciências Sociais. É realizada em grande parte na lista de e-mail da macsul e nos ERECS.

MECS: Movimento Estudantil de Ciências Sociais (nacional)
É a estruturação da comunicação e troca de informações, o desenvolvimento de discussões e a elaboradas e ações conjuntas a nível regional das escolas de Ciências Sociais. É realizada em grande parte na lista de e-mail do conecs, no encontro do CONECS e no ENECS.

Acesse: MACSul Blog - MACSul Lista de e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário