domingo, 9 de outubro de 2011

Como organizar o CECS com Autogestão?

A estrutura de um CECS autogestionário é possível e não precisa começar do zero. O Estatuto legitima a existência dos Grupos de Trabalho e Discussão (GTD) para atuar paralelamente a gestão a partir de determinados eixos, que descentralizem as obrigações e discussões.

Acreditamos que os GTDs têm que ser fortalecidos e ter papel central na organização do CECS. As atividades e organização têm que partir desses pequenos grupos, para poder se construir ações e propostas conjuntas, de forma horizontal e que visem à coletividade. Portanto, propomos a formação de 3 GTDs para se somar aos Estatutários, formando assim as seguintes espaços e atribuições:


GTDs Estatutários

1) Fomento ao Conhecimento: “Art. 22, § 1º. Cabe ao GTD de Fomento ao Conhecimento estimular e promover a
criação e organização de grupos de estudo, tendo como função secundária ações de promoção e divulgação de palestras e seminários;”

2) Cultura, Lazer e Esporte: “Art. 22, § 2º. Cabe ao GTD de Cultura, Lazer e Esporte fomentar e organizar atividades culturais e esportivas e informar os estudantes sobre eventos dos quais eles possam
participar, além de buscar formas de estímulo ao esporte não competitivo e a atividadesculturais como forma de integração;

GTDs propostos:

3) Comunicação: Cabe ao GTD de Comunicação manter o intercâmbio de informações entre os estudantes sobre as atividades do CECS, divulgando reuniões e eventos; além de manter canais os canais de comunicação entre os estudantes organizados e atualizados, tais como lista de e-mails, blogs e redes sociais e jornal.
4) Extensão: Cabe ao GTD de Extensão proporcionar atividades de Extensão aos discentes, estimular o debate e produção de Extensão em Ciências Sociais, o diálogo com a comunidade não-acadêmica (movimentos sociais e populares, sociedade civil...) bem como saídas de campo.
5) Institucional: Cabe ao GTD Institucional organizar o setor financeiro do CECS (tesouraria); mediar às relações com a Universidade, Instituto e Departamentos; manter e gerir o espaço físico e patrimônio do Centro de Estudantes.

Para operacionalizar as ações de cada GTD, haver trocas e ações conjuntas entre os participantes dos grupos, fazendo o CECS acontecer, propomos que cada GTD tenha dois facilitadores. A ideia é que o facilitador seja a pessoas referência do grupo, que faça as informações sobre as atividades e discussões desenvolvidas circular, bem como auxiliar na efetivação das mesmas. Além dos facilitadores, acreditamos que devem existir espaços de articulação (reuniões quinzenais) entre os envolvidos nos GTDs para que haja organização no movimento estudantil do curso, havendo espaço para diálogo e resolução de maneira geral das pautas e demandas em foco.

Vale lembrar que para uma política interna consolidada é fundamental que os Representantes Discentes (RDS) participem e relatem das reuniões que se fizerem presente.

Essa estrutura pode trazer a seguinte pergunta: “E o que fará o Comitê Executivo?”. A ideia é que o “Comitê Executivo” esteja dentro dos GTDs, que ele seja responsável para a efetivação e funcionamento dessa estrutura, assim como serem as pessoas que institucionalmente devem responder pelas atividades do CECS.

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